terça-feira, 8 de julho de 2008

Falha Policial

Um carro com uma mãe e duas criança, uma de 9 meses e outra de quatro anos, foi metralhado pela polícia!
Policiais alegam que o carro entrou no meio do tiroteio entre eles e os bandidos, mais foi comprovado que houve falha da polícia, e que o carro foi atacado por engano. Uma verdadeira tragédia, pois o garoto de 4 anos levou dois tiros, um na cabeça e outro na bacia, e morreu ontem à noite. Uma lástima para o sistema de segurança do país.
Eu me pergunto, mesmo que o carro atingido fosse os dos ladrões, isso seria justo? É desta maneira que devemos ser protegidos? Violência...o mal da humanidade, já se tornou tão comum as barbaridades que acontecem em nosso cotidiano que já não há mais a sensibilidade de antes, já não nos escandalizamos como antes, já não temos compaixão como antes!
Bem-vindo ao cotidiano.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Antecedente criminal


Benéfico ou preconceituoso?
A obrigatoriedade da apresentação de um antecedente criminal para um vaga de emprego em uma cidadezinha no interior de Minas Gerais causou polêmica no final da semana passada. Ao requerer um antecedente criminal para conseguir um trabalho, um homem foi preso por estar com um mandado de prisão em aberto na cidade que residia. Que bom, menos um fugitivo da polícia.
Agora vem a questão, é correto as empresas exigirem "ficha limpa" na polícia para empregar alguém?
Por um lado isso auxilia o trabalho de segurança no país, colaborando na detenção de criminosos, como no caso supracitado, porém elimina qualquer possibilidade de reconstituição de uma vida digna para quem acabou de cumprir uma pena, não dá sequer a chance de regeneração.
Isso, ao invés de colaborar com a segurança, gera mais violência, pois não se dá oportunidade à quem precisa, e eles vão procurar meios ilegais de sobrevivência!
A discriminação é uma das maiores causas da violência neste país!